domingo, 26 de maio de 2019

Teca: Licenciamento de mineração na Serra da Piedade, Caeté/MG, não pode...





Teca: Licenciamento de mineração na Serra da Piedade, em Caeté, MG, não pode caminhar. CMI/COPAM/ Belo Horizonte, MG - 22/2/2019.

A reunião da Câmara de Atividades Minerárias (CMI) do Conselho Estadual de Política Ambiental (COPAM) do dia 22 de fevereiro de 2019, fica marcada tristemente na história de Minas Gerais e do Brasil, com a autorização de mais um crime hediondo praticado contra o povo mineiro, contra todos os brasileiros e também contra a mãe terra, a irmã água, os ecossistemas e todos os seres vivos. Nessa data, Conselheiros representantes do Estado, a serviço das mineradoras, autorizaram a retomada da mineração na Serra da Piedade, nos municípios de Caeté e Sabará, pela mineradora AVG Empreendimentos Minerários Ltda. A decisão fere gravemente a Serra da Piedade, e todas as formas de vida ali existentes, um patrimônio religioso, natural, histórico e artístico de Minas Gerais, do Brasil e do mundo. Em 2005, por decisão judicial, a mineração na Serra da Piedade foi suspensa. Com o argumento de que a antiga empresa que explorava minério na área, a Brumafer, deixou um grande passivo ambiental que precisa ser corrigido, a Mineradora AVG, com apoio do Governo de Minas Gerais, conseguiu reverter a suspensão por meio de decisão judicial que, além de autorizar o licenciamento explícito no processo, desconsiderou ou fez vista grossa ao pedido incluído pela AVG de extrair minério de uma grande área da Serra. Não bastasse a grande devastação feita com as atividades de mineração praticadas no passado, a Mineradora AVG é contemplada pelo Estado com a concessão de maior área da Serra para ser explorada. Num momento dos mais difíceis da história de Minas Gerais, com as mineradoras mostrando claramente seu total descompromisso com vidas humanas e com a vida em toda a sua biodiversidade, haja vista o número de barragens correndo risco de rompimento – e menos de um mês depois do crime hediondo cometido pela Mineradora Vale, com autorização do Estado, a partir de Brumadinho, a maioria dos Conselheiros da CIMI do COPAM votaram a favor da retomada da mineração na Serra da Piedade, desconsiderando a existência dos instrumentos legais de proteção, a documentação incompleta apresentada pela empresa, os clamores das Comunidades Atingidas por Barragens, o apelo da Igreja Católica, o chamado à responsabilidade do Estado e dos Conselheiros, o protesto dos ambientalistas. Nesse vídeo, a Conselheira Maria Teresa Corujo, carinhosamente chamada por Teca, apresenta, de forma contundente, várias razões legais para que o processo de licenciamento de retomada de mineração na Serra da Piedade seja retirado da pauta do dia. Infelizmente, seu pedido não foi aceito, como já era esperado, considerando a grande influência das empresas de mineração em Minas Gerais sobre o Estado e os Conselheiros que o representam na CIMI do COPAM; o processo seguiu na pauta e foi aprovado com sete votos favoráveis, três votos contra e duas abstenções.

* Filmagem de frei Gilvander Moreira, da CPT. Edição de Nádia Oliveira, colaboradora da CPT-MG. Belo Horizonte, MG, 22/2/2019.
* Inscreva-se no You Tube, no Canal Frei Gilvander Luta pela Terra e por Direitos, no link: https://www.youtube.com/user/fgilvander, acione o sininho, receba as notificações de envio de vídeos e assista a diversos vídeos de luta por direitos sociais. Se assistir e gostar, compartilhe. Sugerimos.

quinta-feira, 23 de maio de 2019

Celebração/Lançamento da XXII Romaria das Águas e da Terra/MG/Ato Penite...





Celebração Eucarística de Lançamento da XXII Romaria das Águas e da Terra do Estado de Minas Gerais, em Uberaba, MG – Ato Penitencial – 18/5/2019.

Na esperança e com a resistência dos pequenos, a Arquidiocese de Uberaba, no Triângulo Mineiro, será sede da XXII Romaria das Águas e da Terra do Estado de Minas Gerais, cuja culminância acontecerá na cidade de Romaria, no Santuário de Nossa Senhora da Abadia da Água Suja, no dia 10 de novembro de 2019, um domingo. No sábado, 18 de maio de 2019, belíssima Celebração Eucarística marcou oficialmente a abertura da XXII Romaria na Arquidiocese de Uberaba. A missa, presidida pelo Arcebispo da Arquidiocese de Uberaba, Dom Paulo Mendes Peixoto, contou também com a participação de frei Gilvander, da Comissão Pastoral da Terra e articulador dessa Romaria; Padre Gilberto, pároco da Paróquia Santa Maria Mãe da Igreja; Padre Fontes, da Paróquia São José, da Gameleira; Padre Ronan, da Paróquia São Paulo Apóstolo; e Padre Sérgio, da Paróquia Nossa Senhora das Graças. Nesse vídeo, o registro do Ato Penitencial, com a lembrança da triste e injusta realidade que nos cerca: os crimes ambientais que todos os dias acontecem na cidade, na região, no estado, no país... Rodrigo fez o anúncio e a denúncia dos crimes cometidos pela mineradora Vale, com licença do Estado, a partir de Mariana, dia 05/11/2015, e Brumadinho, 25/01/2019, dia que resultou em tantas mortes, e do uso indiscriminado de agrotóxicos no agronegócio, responsáveis pelo aumento da incidência de câncer na região, no estado de Minas Gerais e no Brasil. Momento de forte apelo à conversão pessoal, comunitária e social; um forte apelo à coragem de vencer toda e qualquer tentação à omissão, à indiferença, e assumir o compromisso radical com o projeto de Jesus de Nazaré. Realização: Comissão Pastoral da Terra (CPT-MG), Equipes de Liturgia e de Comunicação da XXII Romaria das Águas e da Terra do Estado de Minas Gerais. 

Você pode acompanhar a XXII Romaria das Águas e da Terra pelos sites: www.romariadasaguasedaterramg.org.br - www.cptmg.org.br  -www.arquidiocesedeuberaba.org.br - www.gilvander.org.br

E no Facebook: XXII Romaria das Águas e da Terra de Minas Gerais A divulgação é feita também no canal de frei Gilvander no Youtube. Inscreva-se no You Tube, no Canal Frei Gilvander Luta pela Terra e por Direitos, no link: https://www.youtube.com/user/fgilvander, acione o sininho, receba as notificações de envio de vídeos e assista a diversos vídeos de luta por direitos sociais. Se assistir e gostar, compartilhe. Sugerimos.

segunda-feira, 20 de maio de 2019

"Destruir o Meio Ambiente é destruir a Vida"/Padre Fernando/CMI/COPAM - ...





“Destruir o Meio Ambiente é destruir a vida”- afirma Padre Fernando contra mineração na Serra da Piedade, em Caeté, MG, na reunião da CMI do COPAM. Belo Horizonte, MG – 22/2/2019.

No dia 22 de fevereiro de 2019, mesma data em que a pressão popular fez história e provocou a mudança da postura dos deputados estaduais quanto ao projeto “Mar de Lama Nunca Mais”, aconteceu, no mezanino da Rodoviária de Belo Horizonte, uma reunião da Câmara de Atividades Minerárias (CMI) do COPAM (Conselho Estadual de Política Ambiental) que teve como pauta a retomada da mineração na Serra da Piedade, um dos mais importantes patrimônios de Minas Gerais. Durante a reunião, além de Conselheiros, vários representantes das comunidades atingidas por barragens, de movimentos sociais, ambientalistas, a Igreja Católica, Nos clamores dos manifestantes a lembrança da existência dos instrumentos legais de proteção, da documentação incompleta apresentada pela mineradora AVG, que pratica a mineração na Serra da Piedade, o chamado à responsabilidade pelo Estado e pelos Conselheiros... Mesmo sob fortes protestos, após 14 anos de interrupção da mineração pela AVG, por decisão judicial, a CMI aprovou a retomada de atividades minerárias na Serra da Piedade, que é tombada como patrimônio histórico e contém cinco instrumentos de proteção ambiental. Por sete votos favoráveis e três contrários, além de duas abstenções, a AVG recebeu duas licenças ambientais obtidas concomitantemente (LP – Licença Prévia e de LI – Licença de Instalação) que lhe garantem o direito de retomar seu empreendimento. Nesse vídeo, fala terna e profética de Padre Fernando César do Nascimento, Reitor do Santuário Nossa Senhora da Piedade, na Serra da Piedade, município de Caeté, MG.
* Filmagem de frei Gilvander Moreira, da CPT, das CEBs e do CEBI. Edição de Nádia Oliveira, colaboradora da CPT-MG.

* Inscreva-se no You Tube, no Canal Frei Gilvander Luta pela Terra e por Direitos, no link: https://www.youtube.com/user/fgilvander, acione o sininho, receba as notificações de envio de vídeos e assista a diversos vídeos de luta por direitos sociais. Se assistir e gostar, compartilhe. Sugerimos.

sexta-feira, 17 de maio de 2019

DESPEJO INJUSTO E ILEGAL/OCUPAÇÃO DOS CARROCEIROS/TIROL/BH/MG - 16/5/2019





Ocupação dos/as Carroceiros/as, no Tirol, em Belo Horizonte, MG, sofre despejo injusto e inconstitucional a mando do prefeito Alexandre Kalil, governador Zema e TJMG. 16/5/2019.

Hoje, dia 16 de maio de 2019, a Ocupação dos(das) Carroceiros(as) sofreu, no bairro Tirol, em Belo Horizonte, MG, injusto, inconstitucional, ilegal e ilegítimo despejo ordenado pelo Juízo da 3ª Vara de Fazenda Municipal, atendendo pedido da Prefeitura de Belo Horizonte, que mentiu dizendo que a área habitada por dez famílias é de risco. A operação de despejo contou com guardas municipais armados e enorme número de policiais militares da Tropa de Choque e Cavalaria. Qual a razão de tanta repressão? Que perigo representam dez famílias de sem teto que há mais de cinco anos moravam em casas de alvenaria já consolidadas, sem estar em área de risco? Cobramos publicamente a responsabilidade do Prefeito Alexandre Kalil, que, eleito com a promessa de regularizar as ocupações e "governar para quem precisa", tem adotado uma política de intolerância com as ocupações, promovendo despejos e nenhuma política habitacional que resolva o problema da falta de moradia digna. Também cobramos do governador Zema e do Poder Judiciário, pois não eles não têm qualquer autoridade, dentro de suas regalias e privilégios, para ordenar que a polícia militar promova apoio a despejos, enquanto mais de 7 milhões de famílias não têm moradia digna em nosso país. As pessoas não viram pó, elas não somem, e enquanto não houver política de habitação séria, as ocupações continuarão a nascer como resposta à necessidade de morar que o povo tem. Portanto, não nos derrotarão com mais esse despejo; acumularemos força e partiremos para novas batalhas, e o futuro nos pertence. ENQUANTO MORAR FOR UM PRIVILÉGIO, OCUPAR É UM DIREITO E UM DEVER! Assinam esta Nota: MLB (Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas) e CPT/MG (Comissão Pastoral da Terra). Belo Horizonte, MG, 16 de maio de 2019.

Filmagem de Thales Viote, Adv. da RENAP e do MLB. Edição de Nádia Oliveira, colaboradora da CPT-MG.

Inscreva-se no You Tube, no Canal Frei Gilvander Luta pela Terra e por Direitos, no link: https://www.youtube.com/user/fgilvander, acione o sininho, receba as notificações de envio de vídeos e assista a diversos vídeos de luta por direitos sociais. Se assistir e gostar, compartilhe. Sugerimos.

terça-feira, 7 de maio de 2019

Makota Celinha: Comunidades Tradicionais MG/Audiência Pública ALMG. 20/3...





Makota Celinha: Comunidades Tradicionais em MG/Audiência Pública na ALMG. 20/3/2019.

 Audiência Pública na Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) debate Política Estadual para o Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais de Minas Gerais - Makota Celinha, jornalista e coordenadora nacional do Centro Nacional de Africanidade e Resistência. 20/3/2019. Filmagem de frei Gilvander Moreira, da CPT, das CEBs e do CEBI. Edição de Nádia Oliveira, colaboradora da CPT-MG.

 Inscreva-se no You Tube, no Canal Frei Gilvander Luta pela Terra e por Direitos, no link: https://www.youtube.com/user/fgilvander, acione o sininho, receba as notificações de envio de vídeos e assista a diversos vídeos de luta por direitos sociais. Se assistir e gostar, compartilhe. Sugerimos.




quinta-feira, 2 de maio de 2019

Frei Gilvander/Ato Interreligioso/Prefeitura de BH/MG: Lutar por direito...





Frei Gilvander no Ato Interreligioso, promovido pelo MLB, na Prefeitura de Belo Horizonte/MG: "Lutar pelos direitos humanos fundamentais não é crime e tem a bênção de Deus". 25/4/2019.

Prefeito Kalil de BH/MG recusa-se a dialogar com representantes das Ocupações Urbanas do MLB (Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas) e aciona Tropa de Choque e Guarda Municipal para reprimir manifestantes. Leonardo Péricles, Poliana Souza, Maura e Glaydson, quatro lideranças do MLB (Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas), foram presos pela PM/MG, dia 24/4/2019, enquanto 80 moradores das Ocupações do MLB ocupavam a prefeitura de Belo Horizonte, MG. De forma truculenta, um grande número de PMs retiraram os quatro militantes do MLB de dentro da prefeitura de BH e os levaram presos. Covardia e injustiça que clama aos céus! O prefeito Alexandre Kalil, de forma autoritária, se negou a negociar e chamou a Tropa de Choque e a Guarda Municipal que prendeu os quatro militantes. Os outros 80 moradores, inclusive cadeirantes, sob ameaça de serem todos presos, para evitar massacre, saíram da prefeitura e somaram-se às centenas de pessoas das Ocupações Urbanas que estão acampadas à porta da prefeitura de Belo Horizonte, MG. Depois de horas presos, injustamente, as lideranças do MLB foram soltas. O acampamento vai continuar até o prefeito Kalil receber uma comissão do MLB, ouvir as reivindicações e assumir compromisso de atendimento aos direitos fundamentais reivindicados: água, energia e saneamento. 
Um dia após a ocupação da prefeitura e a prisão das 4 lideranças do MLB, enquanto continuava o Acampamento do MLB e das Ocupações na porta da prefeitura de Belo Horizonte, realizamos um Ato Inter-religioso para para fortalecer a mística de que o Deus da vida está do lado dos injustiçados que lutam pelos seus direitos. Nesse vídeo aqui a participação de frei Gilvander, da CPT (Comissão Pastoral da Terra).

* Inscreva-se no You Tube, no Canal Frei Gilvander Luta pela Terra e por Direitos, no link: https://www.youtube.com/user/fgilvander, acione o sininho, receba as notificações de envio de vídeos e assista a diversos vídeos de luta por direitos sociais. Se assistir e gostar, compartilhe. Sugerimos.