Em Josué, visão mística da luta pela terra. Por Frei Gilvander Moreira[1]
Legenda: Marcha do MST pela BR-324 em Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), Bahia, em 14/04/2022.Siga comigo mais um pouco de reflexão sobre o livro
bíblico de Josué, que será o tema do Mês da Bíblia de 2022, em setembro. O
livro de Josué se destina aos grupos sociais marginalizados de todos os povos
escravizados. No livro de Josué, a palavra terra (erets, em hebraico),
aparece 121 vezes[2].
A terra é também adamah (Js
23,13.15), terra fértil, húmus, fonte de vida. Segundo o livro de Josué, a
terra não pertence aos senhores deste mundo, mas a Deus[3]. A terra é boa (Js
23,13.15.16); nela corre leite e mel (Js 5,6). É terra sagrada, como “santuário
de Javé”, em que se entra com os pés descalços (Js 5,15; cf. 24,26). Todas
estas expressões indicam o que significa a terra para povos sem-terra, que têm
a fé segundo a qual a terra é prometida por Deus a todos/as, mas que esta
promessa não cai pronta do céu, exige-se luta para conquistá-la e socializá-la,
ou seja, a terra é dom que exige luta coletiva para conquistá-la. A terra é
graça, é dom, é presente, é dádiva. Deus a “dá” a seu povo[4]. Essa mística é enfatizada
à exaustão, porque a realidade está sendo o oposto disso: terra privatizada em
poucas mãos, seja de reis cananeus ou de imperialistas e “reis”
constituídos por vacilo do povo.
A
terra é dom, dádiva que se torna realidade na luta dos povos escravizados e
organizados. Deus solidário e libertador, Javé age, não de cima pra baixo, de
forma mágica, mas age em quem luta coletivamente testemunhando o projeto de
Javé. A terra é dom na conquista, com uso de estratégias e táticas (Js 8), o
que pode passar por: espionagem (Js 2; 7,2), emboscada (Js 8), enganações
(Js 9,3-18), alianças (Js 9), solidariedade (Raab e tribos do
Além Jordão), sagacidade (como a dos gabaonitas, que percebem os critérios para aliança entre os empobrecidos e os
indicativos de vulnerabilidade do inimigo (Js 9,4-6). A terra é
“herança” (nahalah, em hebraico)[5].
Herdar (verbo NHL, em hebraico)[6]. Lote/parte/porção (heleq)[7].
Pela
infinidade de vezes em que se repete no livro de Josué que a terra é herança,
podemos concluir que afirmar ser a terra herança é uma forma de refutar com
veemência o aprisionamento da terra em poucas mãos gananciosas, expropriando-a
dos camponeses posseiros. Afirmar e
reafirmar de forma peremptória que a terra é herança é dizer com ênfase nas
entrelinhas que a terra não é mercadoria para ser vendida, comercializada, pois
é presente, dádiva de Deus. Herança é apenas para posse e usufruto coletivo, a
ser exercido pelos/as herdeiros/as com responsabilidade social, ambiental e
geracional[8]. Pelos clãs/famílias/casas
(mishpahah, em hebraico) (47
vezes) e (bayt (24 vezes em Josué) -
o que está na linha da agricultura familiar camponesa.
Segundo
a vontade de Javé, a terra precisa ser partilhada (HLQ, verbo em hebraico)[9], não por mérito e nem por
critérios de um Estado cúmplice do latifúndio e do status quo opressor, mas segundo as necessidades (Nm 26,52-56;
33,53-54). O livro de Josué acentua que o exercício do poder prima pela
participação popular. As decisões são tomadas em assembleia, em reunião, em
comunidade (qahal, em hebraico):
Js 8,35;
(edah),
em hebraico)[10].
Na luta pela terra, realizada com muita fé em Deus
Javé, em si mesmo, nos/as companheiros/as, Deus vai junto, é parceiro, é
presença - Shekinah - (Js 1,5.9).
Deus luta junto, derruba os opressores (Js 6,2; 8,1; 10,8.12). A Terra
conquistada (Js 1-12) precisa se tornar terra partilhada (Js 13-19), terra
libertada das mãos dos reis opressores e latifundiários espoliadores, ontem e
hoje. A Terra é para ser herança, trabalhada em usufruto e jamais
comercializada. O livro de Josué cheira a terra. Terra boa, sagrada (Js 5,15;
24,26). A partilha da terra foi o fundamento para um novo sistema econômico,
político e sociorreligioso, que se opunha à escravidão e opressão então
dominantes, tanto no Egito com o imperialismo dos faraós quanto em Canaã, onde
a terra se concentrava nas mãos dos reis nas Cidades-Estados.
O livro de Josué não legitima ‘guerra santa’ contra os
povos que se opõem ao povo que luta pela terra. Legitima, porém, a luta de
hoje, justa e necessária, para que a terra seja libertada das garras do
latifúndio e do agronegócio e se torne território de todos e todas, no qual
reinem relações sociais de justiça, respeito e solidariedade. A intrepidez com
que os camponeses lutam pela terra não é porque querem a eliminação física dos
latifundiários, mas é que, movidos pela fé no Deus Javé, sabem que a forma
libertadora de amar os inimigos é retirar das suas mãos opressoras as armas da
opressão. E o latifúndio é uma arma nas mãos dos latifundiários e dos
agronegociantes. Libertá-los desta arma é sinal de amor ao próximo. Por isso, a
luta pela terra visa criar as condições materiais objetivas para que, de fato,
Terra de Deus seja terra do povo, que vive a verdadeira fraternidade entre si e
com a natureza. A terra é dom, mas exige conquista, enfatizamos.
E
agora, José? E agora, Maria? Em sociedades com relações sociais escravocratas,
que reproduzem a latifundiarização, partilhar e socializar a terra é ato
revolucionário e tem o aval do Deus Javé, porque cria condições materiais
objetivas que viabilizam respeito à dignidade humana. Atualmente, as muralhas
que precisam ser derrubadas não são as de Jericó, mas as muralhas que são as
cercas dos latifúndios, o sistema capitalista, o agronegócio, com monoculturas insustentáveis
ambientalmente e uso indiscriminado de agrotóxicos, o Estado capitalista, o
poder midiático, os fundamentalismos religiosos, com todos os seus vassalos que
violentam brutalmente, diariamente. E, o que é pior: mesmo sendo violentadores,
acusam de violenta a contra violência, a resistência popular, a fim de
continuarem reproduzindo mais violência.
(Obs.: No 6º artigo, seguiremos a reflexão sobre o livro de Josué).
09/8/2022
Obs.: As videorreportagens nos links, abaixo, versam sobre o assunto
tratado, acima.
1 – Chaves de leitura do livro de Josué: Partilha da terra -
Mês da Bíblia 2022. Por Ildo Bohn e CEBI/MG
2 - Bíblia, Palavra que Ilumina e Liberta. Dia da Bíblia,
30/9/21. Por Frei Gilvander, Irmã Ivanês etc
3 - Deram-nos a Bíblia. “Fechem os olhos!” Roubaram nossa
terra. Xukuru-Kariri, Brumadinho/MG. Vídeo 5
4 - Filme PEDRA EM FLOR, de Argemiro Almeida, 1992. CEBs e
Leitura Popular da Bíblia. Frei Carlos Mesters
5 - Frei Carlos Mesters entrevistado por frei Gilvander:
Inspirações da Bíblia para sermos humanos
6 - COMUNIDADE, FÉ E BÍBLIA, Carmo Vídeo, 1995. Roteiro: Frei
Carlos Mesters, Frei Gilvander e Argemiro
7 - Formação
para o Mês da Bíblia 2022 - O livro de Josué. Por Francisco Orofino
[1] Frei e padre da Ordem dos carmelitas; doutor em
Educação pela FAE/UFMG; licenciado e bacharel em Filosofia pela UFPR; bacharel
em Teologia pelo ITESP/SP; mestre em Exegese Bíblica pelo Pontifício Instituto
Bíblico, em Roma, Itália; agente e assessor da CPT/MG, assessor do CEBI e
Ocupações Urbanas; prof. de Teologia bíblica no SAB (Serviço de Animação
Bíblica), em Belo Horizonte, MG; colunista dos sites www.domtotal.com , www.brasildefatomg.com.br , www.revistaconsciencia.com , www.racismoambiental.net.br e outros. E-mail: gilvanderlm@gmail.com – www.gilvander.org.br – www.freigilvander.blogspot.com.br
– www.twitter.com/gilvanderluis
– Facebook: Gilvander Moreira III
[2] Cf. Js
1,2.4.6.11.13.14.15.15 ...
[3] Cf. Js 3,11.13; 2,11; Ex
19,5; Lv 25,23; Dt 10,14; Sl 24,1-2; 97,5; Is 66,1-2.
[4] Js 1,2.6.11.13.14.15.15;
2,9.14.24; 5,6; 9,24; 11,23; 12,6.7; 13,8.15.24.29.31.33; 14,3.12.13; 15,13;
17,4.14; 18,3.7; 21,43; 22,4.7; 23,13.15.16; 24,4.13.33.
[5] Js11,23;
Js13,6.7.8.14.14.23.28.32.33; Js14,1.2.3.3.9.13.14; Js15,20; Js16,4.5.8.9;
Js17,4.4.6.14; Js18,2.4.7.20.28;
Js19,1.1.2.8.9.9.10.16.23.31.39.41.48.49.51;
Js 21,3; Js 24,28.30.32.
[6] Js1,6; Js16,4; Js17,6; Js19,9.49.51.
[7] Js 14,4; 15,13;
18,5.6.7.9; 19,9; 22.25.27.
[8] 1Rs 21,3; Lv 25,23; Nm
36,7). Pelas tribos (aparece em Josué 79 vezes): shebéth (32 vezes) e matheh
(47 vezes.
[9] Js 13,7; 14,1.5; 18,2.5.10; 19,51; 22,8.
[10]
Js 9,15.18.18.19.21.27; 18,1; 20,6.9;
22,12.16.17.18.20.30.
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